Bay Area Brazilian Club - Promoting Brazilian Culture in the San Francisco Bay Area friendsofbrazil.org
 
Home
About Us
Coming Events
Community Information
Newsletter
Coluna Legal - Informações Importantes para a Communidade Brasileira
Contact Us


Overview

Saiba seus
Direitos


Violência
Doméstica


Corte de
Tráfico


Informações
Legais


Worker's
Compensation


Coluna Legal

Violência Doméstica

Embora seja um assunto que dificilmente venha ser mencionado em publico, violencia doméstica é um problema muito sério principalmente nas comunidades estrangeiras, e na comunidade brasileira nao é exceção. Durante meus muitos anos trabalhando no sistema jurídico da California, tive a oportunidade de ver e participar como interpreter em muitos casos que tiveram que ser resolvidos com a interferência da justica. E o resultado poderia ter sido menos dramatico caso as pessoas, vitimas de tal violência, soubessem seus direitos e onde procurarem ajuda.

Muitas pessoas pensam que violência doméstica e abuso físico acontece sómente entre casais, sejam casados ou não. O que é importante saber e que violência doméstica pode ocorrer com pessoas do mesmo sexo, sexo oposto, entre pais e filhos ,etc. Violência doméstica existe em todas classes socio-economica, idades, sexos, raças e grupos religiosos.

Os "experts" acreditam que violência doméstica é mais do que um abuso físico. É a imposição de poder e controle que uma pessoa aplica na outra. Alguns acreditam que existe um ciclo para violência no qual inclue periodos de remorso e reconciliação antes que a tensão e violência comecem novamente. Uma coisa que os "experts" concordam é que sem uma intervenção apropriada, a violência ira certamente aumentar em frequência e severidade. A imposição de poder e controle sobre uma companheira/o ou parente são comportamentos comums que existem antes da violência física. Esses comportamentos, os quais são formas de violência domestica incluem:

  • Ameaças

  • Intimidação

  • abuso emocional

  • isolação

  • culpa

  • uso dos filhos

  • abuso economico

  • imposição do dominio masculino

Fique atento a esses pequenos sinais de violência doméstica. A violência só chegará a um fim a menos que voce faça algo para parar.

Ninguem merece em ser abusado fisicamente, emocionalmente, sexualmente ou financeiramente. Se voce é vitima dessas violências voce pode se livrar desta situação, mas primeiramente faça um plano seguro de Onde ir e Como chegar lá.

É muito comum que um companheiro/a ou parente se torne mais violento/a quando vem a saber que voce esta buscando ajuda ou tentando sair de casa.

Faça um plano mesmo que voce pense que não vai acontecer mais.

Voce poderá ter que sair as pressas. Algumas coisas que voce deseja deixar com alguem de confiança ou num lugar seguro: Dinheiro, chaves, importantes numero de telephones, documentos ou copias dos mesmos.

Conte seu problema de violência para pessoas que voce confie - seu médico, seu pastor, um membro da familia, amigo de confiança. Crie uma (palavra- senha) a qual eles entenderão que voce necessita sair prontamente. Peça a eles para chamar a policia caso eles ouçam barulhos suspeitos vindo de seu apartamento/casa/quarto. Confie nos seus instintos! Chame a policia (911) se voce sentir que esta em perigo.

Peça a policia para lhe proteger enquanto voce ajunta as coisas para levar. Se for o caso, leve todos filhos contigo.

Se voce nao puder sair seguramente, mantenha suas costas em direção a espaço aberto, nunca para um canto. Evite correr para banheiro, garagem, cosinha e outras lugares onde pode haver armas, objetos como facas, tesouras, ferramentas, ou objectos pesados. Grite por Socorro!

Ha muitos serviços disponíveis para ajudar pessoas involvidas em violência domestica. Procure na lista telefonica de seu condado e olha sob Departamento de Policia.

Caso precise mais informações, por favor entre em contato conosco no (415)334-0106.